Olá, pessoal!
A primeira dica de formatação que estou postando é também algo que deve ser pensado no início do trabalho: Quando começar a formatar? Conforme estamos digitando ou no fim do trabalho? No meu caso, como formato os arquivos que já vêm digitados pelos autores dos textos, a resposta é óbvia; no entanto, no caso de quem quer formatar sozinho, há as duas opções; então, o que é mais interessante?
Na formatação, o acréscimo de uma única letra, a inserção de um grifo, enfim, qualquer alteração, por mínima que seja, pode comprometer todo o texto que vem a partir do ponto alterado. Se uma letra ou um espaço foi acrescentado, por exemplo, uma palavra pode descer de linha, um parágrafo (ou um pedaço dele) pode passar para a próxima página e aí lá se foi aquilo que pensávamos estar pronto, impecável. Teremos de descer olhando novamente todo o arquivo para verificar se está correto.
Portanto, minha dica é de que primeiramente digitem todo o texto, façam todas as alterações solicitadas pelo orientador, revisem as questões do português e só então formatem conforme as normas. Isso facilita, inclusive, a inserção de estilos nos títulos e subtítulos, algo necessário para a elaboração do sumário automático, que facilita a vida de qualquer pessoa! Mais adiante criarei um post dando dicas de como elaborar o sumário automático.
Por hoje é só. Abraço para todos!

